
Você já avaliou seus Nevos?
Os nevos melanocíticos, conhecidos popularmente como pintas ou sinais, são manchas ou pequenas elevações na pele que variam de castanho claro a castanho escuro, por vezes podendo ter mais de uma cor. Eles podem estar presentes desde o nascimento ou surgirem com o passar dos anos.>> Como surgem os nevos?
Os nevos melanocíticos aparecem devido ao acúmulo de melanócitos, células que produzem melanina, sob a pele. Localizados abaixo da epiderme, estas células se agrupam e formam os chamados nevos melanociticos.
>> Qual a importância de examiná-los?
Os nevos melanocíticos podem se transformar em um melanoma. A chance de isto ocorrer depende de inúmeros fatores como quantidade de nevos do indivíduo, tamanho do nevo e cor da pele, entre outros.
Os nevos melanocíticos podem simular melanomas, principalmente quando apresentarem as características de assimetria (A), bordas irregulares (B), mais de uma cor (C) e tamanho superior a 6 milímetros de diâmetro (D). Essa é a regra básica do ABCD do melanoma, se o nevo melanocítico estiver com qualquer um desses sinais deve ser rapidamente mostrado a um dermatologista.
>> Sinais de alerta!
Você mesmo pode ajudar no auto-exame, identificando algumas características que devem indicar a procura imediata de um especialista:
• Pintas que sangram, coçam ou ardem;
• Características do ABCD: Se o sinal sofre modificação se tornando assimétrico (A), bordas irregulares (B), mudança de cor (C), e aumento de tamanho dentro de um curto período de tempo.
>> Quais exames ajudam no diagnóstico?
Para chegar ao diagnóstico dessas lesões, é usado o dermatoscópio, aparelho que permite ampliar a imagem da pele, proporcionando uma visão em profundidade, facilitando a análise e documentação dos nevos, especialmente quando existe a necessidade de acompanhar a evolução do quadro clínico.
Pacientes com múltiplos nevos se beneficiam também do exame de mapeamento corporal. O mapeamento corporal é realizado por especialista nesse exame, na qual são utilizados aparelhos mais sofisticados e irão fotografar todo o indivíduo e seus nevos e detectar precocemente modificações ou aparecimento de nevos com potencial maligno.
Quando a pele apresenta manchas e pintas com aparência dúbia, a dermatoscopia aumenta a acurácia diagnóstica e assim, ajuda a priorizar as pintas que devem ser removidas, evitando a retirada desnecessária de uma lesão.
>> Quais cuidados devem ser tomados com os nevos melanocíticos?
• Evitar a exposição solar excessiva, principalmente pessoas de pele clara e com muitas pintas.
• Aplicar na pele filtro solar com fator de proteção 30 diariamente e reaplicar a cada duas horas.
• Evitar os horários de maior incidência de raios UV, entre as 10h e 16h.
• É fundamental visitar, pelo menos uma vez por ano, um dermatologista para que as pintas sejam avaliadas.
Para agendar uma consulta, CLIQUE AQUI!
Escreva um comentário: