Página Inicial

A tão falada Lactose.

Página Inicial BLOG AWADA A tão falada Lactose.
A tão falada Lactose.
O hábito de ingerir lactose gera controvérsias. Há especialistas que condenam alegando que traz malefícios, enquanto outros defendem o consumo diário para suprir uma série de nutrientes que o organismo precisa, como por exemplo, o cálcio. Por isso, reunimos algumas vantagens e desvantagens ao consumir produtos com lactose, confira:

Vantagens
- Fonte de alta absorção de cálcio
- Contém proteínas de alto valor biológico de fácil absorção
- Melhora a restauração muscular
- Estimula o sistema imunológico
- Previne a osteoporose
- Ajuda a controlar a pressão arterial
- Capacidade antioxidante

Desvantagens
- Tem gordura, que contribui para o aumento do colesterol
- É nocivo para quem tem intolerância à lactose
- Causa, em alguns casos, alergias
- Pode agravar os sintomas da artrite, da artrose, da bronquite e da rinite

lactose

 

Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?
As duas patologias são frequentemente confundidas pelo fato de ter um alimento causador em comum: o leite, mas são bem diferentes entre si e ambas necessitam de acompanhamento médico.

Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite. Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.

Já a alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).