
20/10 - Dia Mundial contra Osteoporose
A osteoporose é um problema silencioso, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.Confira alguns alimentos ricos em cálcio, o mineral essencial para a saúde óssea:
• Leite: o Ministério da Saúde aconselha que adultos consumam de 1.000mg a 1.200mg de cálcio por dia. Um copo de 250ml de leite contem 300mg de cálcio.
• Derivados do leite: o iogurte, por exemplo, possui quase a mesma quantidade de cálcio que o leite e podem vir enriquecidos com vitamina D, que previne a perda de cálcio nos ossos. Queijo também é uma boa opção. Alguns são feitos sem lactose, caso a pessoa sofra de intolerância a essa substância.
• Salmão, atum, truta e sardinha: Esses peixes contêm grandes quantidades de cálcio e vitamina D, cálcio e ômega-3. Uma dieta rica nesses nutrientes e a prática regular de exercícios físicos previnem a perda de massa óssea.
• Nozes, castanhas, amêndoas, pistache e amendoim: Ricos em ômega-3 e vitamina D, esses alimentos podem proteger os ossos.
• Vegetais: além de fontes de vitaminas, os vegetais, principalmente os de cor verde como brócolis, couve, espinafre e agrião, são excelentes para fortificar os ossos.
Escreva um comentário: